domingo, 14 de setembro de 2008

Visita a Catedral de Aachen

Olá!

Nesta quinta-feira (11/09/08) fui visitar a famosa catedral de Aachen (em alemão Aachener Dom ou ainda Kaiserdom). Antes de falar sobre a catedral vou falar um pouco sobre a cidade de Aachen.

Aachen é uma cidade de cerca de 250 mil habitantes situada no oeste da Alemanha, fazendo fronteira com a Bélgica (Liège) e a Holanda (Maastricht), que apresenta um clima temperado com uma boa (bota boa nisso) quantidade de chuva. A cidade foi fundada pelos romanos, no século I da era cristã. Em virtude de suas águas termais, recebeu a denominação de Aquae Grani. Foi escolhida para capital do Sacro Império Romano-Germânico por Carlos Magno.

Localização de Aachen

A Catedral de Aachen foi construída por volta de 790 a mando de Carlos Magno, sendo assim a catedral mais antiga do norte da Europa. A catedral foi nomeada em 1978, pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade.

Vista geral da catedral

Vista frontal da catedral
Tesouros
Na catedral de Aachen é possível ver alguns tesouros como o sarcófago de Perséfone, o busto de Carlos Magno e a Cruz de Lothair.

Sarcófago de Perséfone

Busto de Carlos Magno

Cruz de Lothair (frente)

Cruz de Lothair (costas)

Interior da Catedral

Os seguintes links são de um site onde é possível ter uma visão 3D do interior da catedral de Aachen. Basta precionar e arrastar o mouse para mudar o ângulo de visualização. A tecla Shift pode ser usada para aproximar (zoom in) e a tecla Ctrl pode ser usada para afastar (zoom out).

Octógono da catedral
Santuário da catedral
Trono de carlos Magno

Agora seguem algumas fotos minhas.




No interior da catedal ainda é possível ver uma urna que contém os restos mortais de Carlos Magno e a Urna da Santa Maria que guarda quatro restos de tecido que estão entre as maiores relíquias da cristandade: pedaços de um manto de Maria, da coberta que enolou o menino Jesus, do tecido que cobriu a genitália de Cristo na cruz e das vestes com que São João Batista foi decapitado. Esta urna é aberta de 7 em 7 anos para que as relíqueas possam ser mostradas a população. Como ela foi aberta ano passado, agora só em 2014.

Urna da Santa Maria

Bom, por enquanto é isso, espero que tenha dado para transmitir um pouco do que foi o passeio.

Nenhum comentário: